top of page

Especialidades

Psicoterapia

Em psicoterapias, entendemos que existe uma relação entre o terapeuta e o paciente. Sobre esta relação, no entanto, é de comum acordo entre a maior parte das psicoterapias que, o maior objetivo do processo, é auxiliar o paciente a um nível de bem estar em que:

“a principal tarefa terapêutica, por isso, é tornar consciente aquilo que é inconsciente e facilitar a descarga emocional.” (NUNBERG, 1989, p.353).

Eventos Lumini Psicologia e Desenvolvimento

Como um dos objetivos da Lumini Psicologia e Desenvolvimento é promover conhecimento, estabelecer discussões e trocas sobre a Psicologia e, mais precisamente, sobre a Psicologia Junguiana. Fiquem ligados no menu EVENTOS aqui no site: sempre teremos novidades para vocês.

Análise dos Sonhos

Ferramenta fundamental para o processo terapêutico junguiano, os sonhos desempenham a função de revelar à consciência os acontecimentos que, em certo nível, complementam a psique. Historicamente foi Freud quem deu o start à importância dos sonhos na análise entretanto, Jung aprofundou esse fenômeno devido à riqueza de símbolos presentes no mundo onírico.

"Um sonho não compreendido não passa de um simples episódio, mas a sua compreensão faz dele uma vivência.” (Jung, 2013)

Interpretação de Mandalas

As Mandalas possuem rico valor terapêutico pois expressam em sua perfeição simbólica de círculos e quadraturas, a expressão projetada da personalidade do sujeito que busca por auxílio.

"Seu tema básico é o pressentimento de um centro da personalidade, por assim dizer um lugar central no interior da alma, com o qual tudo se relaciona e que ordena todas as coisas, representando ao mesmo tempo uma fonte de energia." (JUNG, 2001, p.353)

Minha Abordagem

Carl Gustav Jung (1875-1961), cidadão suíço, médico, psiquiatra, psicanalista, professor, escritor e, acima de tudo, um homem que na sua inquietude, buscou amparar os desequilíbrios da humanidade se dedicando com afinco ao que acreditava ser o caminho mais coerente da evolução humana, sem desconsiderar as possibilidades que outros conhecimentos lhe apresentavam.

 

Através de seus estudos, Jung desenvolveu a Psicologia Analítica (ou Junguiana), da qual me presto a busca por compreender mais e mais e me utilizo de suas premissas para dirigir meus atendimentos clínicos. Não podemos negar que a Psicologia Junguiana é simbólica em seu entendimento. Nessa perspectiva, o símbolo se expressa como algo relativo e abstrato diante da percepção do humano, do seu ponto de vista de acordo às suas construções psíquicas, sua interpretação dará o sentido que lhe é conhecido, influenciado pelo inconsciente coletivo.

Nos atendimentos clínicos, o encontro entre analista e analisando precisa ser o mais natural possível, numa perspectiva de tratamento entre iguais, como que uma conversa corriqueira, em que ambos estarão em aprendizado e o analista será uma espécie de guia para que o analisando encontre o caminho para se perceber, para se compreender enquanto autor da própria existência, assim como o analista acaba por sofrer influência deste contato.

O processo terapêutico visa a integração de opostos num diálogo entre os mundos internos e externos (inconsciente e consciente) do analista e do analisando. 

“A prática da psicoterapia junguiana consiste em duas pessoas se encontrando para tentar compreender o que se passa no inconsciente de uma delas.” (Jacoby, 2011)

Minha Abordgem

© 2018 por Paulo César Souza

bottom of page